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A Terapia Ocupacional desenvolveu-se e consolidou-se formalmente como profissão no início do século XX. O termo Terapia Ocupacional surgiu no início desse século e deve-se a um arquiteto americano, George Burton, que foi o impulsionador de uma instituição situada em Clifton Springs (New York) onde as pessoas eram reeducadas e ajudadas através da ocupação, de modo a readquirirem um sentido para a vida. Foi o início do conceito ocupação como agente promotor da saúde.

Fundadores da Terapia Ocupacional.
Sentados da esquerda para a direita: Susan Cox, George Barton y Eleanor Clarck. De pé, na mesma ordem: William Rush, Isabelle Newton y Thomas Bessell Kidner
Fonte:http://historiatoumayor.blogspot.com.br/2013/05/comienzos-de-la-terapia-ocupacional.html

Porém, apesar de não existirem relatos formais históricos da Terapia Ocupacional anteriores a este período, há referências ao longo da história do Homem que apontam para a importância da ocupação como processo terapêutico. Por exemplo, já em 2600 a.EC. ( antes da Era Comum) os chineses consideravam que a doença resultava da inatividade física e utilizavam o treino físico como terapia. Por outro lado, os egípcios deixaram, cerca de 2000 a.EC., vestígios que revelam a utilização de templos onde pessoas “melancólicas” eram tratadas recorrendo a jogos e onde se defendia a aplicação do tempo em ocupações agradáveis. Na Grécia clássica, por volta de 600 a.EC., dizia-se que Asclepius, o deus da cura, utilizava cantigas, músicas e dramatizações para acalmar os delírios. Também o escritor e orador romano Séneca (30 EC.) defendia a utilização de cantigas e música para tratar qualquer tipo de agitação mental. Por sua vez, Hipócrates (220 EC.) enfatizava a ligação entre o físico e a mente e recomendava a luta greco-romana, a equitação, o trabalho e os exercícios vigoroso.

Como consequência da I e II Guerras Mundiais, surgindo a necessidade de tratar os feridos, a Terapia Ocupacional ganhou uma significativa importância. Foi neste contexto que se usaram pela primeira vez dispositivos, técnicas e métodos como análise de movimentos associados à incapacidade física. Sem dúvida, a expansão da Terapia Ocupacional foi grande, uma vez que o número de pacientes não parava de aumentar e consequentemente a necessidade de mais técnicos especializados nessa área de reabilitação, para puder intervir diretamente com amputados, traumatismos cranianos, indivíduos com alterações do foro psiquiátrico, como as neuroses de guerra.

Muitos outros exemplos ficaram registados ao longo do tempo sobre a importância da ocupação, a maioria das vezes ligados ao tratamento da doença mental. No entanto, o médico francês Philippe Pinel, só em 1786, daria início a uma reforma com implicações profundas no tratamento dos doentes mentais colocados em asilos. Essa reforma valorizou a importância da ocupação e ficou associada ao conceito de tratamento moral. Preconizando que “o trabalho executado com rigor é o melhor método para a boa moral e disciplina”, Pinel prescreveria exercícios físicos e ocupações manuais como forma de terapia. Esta nova postura começou a ser difundida e a ter uma maior aceitação no decorrer do século XIX, levando ao crescente envolvimento dos doentes mentais nos trabalhos dos asilos onde estavam inseridos. Paradoxalmente, nos hospitais particulares surgiriam resistências a esta reforma, porque se defendia que quem pagava para ser tratado não deveria ser posto a trabalhar. Muito mais tarde, em 1950, Dunton, por exemplo, haveria de questionar a credibilidade deste pressuposto (que o trabalho ou a ocupação beneficiavam os doentes), alegando que poderia haver interesses econômicos por detrás desse trabalho. E assim, muitas vezes com base em observações empíricas ou apenas intuições, foi-se caminhando para o desabrochar daquilo que seria a futura profissão: Terapia Ocupacional.

Fonte: http://www.historiatoumayor.blogspot.com.br/2013/05/paradigma-de-la-ocupacion.html

Fonte: http://www.atankonyvontul.wordpress.com/2015/11/03/otto-dix-es-george-grosz-kepes-tudositasa-nemetorszagbol/


Atualmente parece ser unanimemente aceite que a primeira pessoa a estabelecer um curso que poderia ser identificado como precursor da profissão de Terapia Ocupacional foi Susan Tracey, enfermeira-chefe do Adams Nervine Hospital de Boston (EUA). Em 1906, Susan Tracey iniciou uma formação destinada a estudantes de enfermagem intitulada “Ocupação para Doentes” e, posteriormente em 1910, decidiu publicar o conteúdo das suas aulas em formato de livro. Paralelamente, em 1908, na Chicago School of Civics and Philanthropy, iniciou-se um curso de treino ocupacional para preparar enfermeiras destinadas a trabalharem em instituições de saúde mental. E foi também nesta altura que se começou a estruturar os fundamentos do que seria definido pelo arquiteto Jorge Barton como conceito de Terapia Ocupacional. Assim, no início do século XX, a ideia de utilizar a ocupação no tratamento de pessoas com doença mental foi-se implementando, ganhando credibilidade e difundindo. Em simultâneo, o papel social da mulher trabalhadora ligada a profissões destinadas a prestações de cuidados na área da saúde, principalmente na área da enfermagem, foi-se modificando e fortalecendo. É na altura da Primeira Grande Guerra (1914-1918) que a fisioterapia começa a existir como profissão.

Em 1915 foi criada a primeira escola para lecionar Terapia Ocupacional em Chicago, nos Estados Unidos da América.

Fonte: http://www.historiatoumayor.blogspot.com.br/2013/05/comienzos-de-la-terapia-ocupacional.html

É como consequência do pós-guerra que se verifica o desenvolvimento da Terapia Ocupacional em Inglaterra, na área das disfunções físicas, com a criação de departamentos de Terapia Ocupacional nos hospitais militares, pois era necessário reabilitar os jovens militares incapacitados durante a guerra. Os primeiros departamentos de Terapia Ocupacional na área das incapacidades físicas valorizavam o exercício articular e muscular e possuíam várias ferramentas e maquinaria diversa adaptada (por exemplo, máquinas de serrar com pedais). Predominavam atividades como a carpintaria e a pintura. 

Em 1930 a Dra. Elisabeth Casson, após ter tido contato com as escolas americanas de New York e Boston, implementou na Dorset House Psyquiatric Nursing Home, em Bristol, a primeira escola de treino em Terapia Ocupacional na Europa. Seria também em Inglaterra, em 1936, que se formaria a associação de terapeutas ocupacionais (AOT). No entanto, só nos países mais afetados pela Segunda Guerra Mundial (1939- 1945) se viria a implantar fortemente a Terapia Ocupacional, com a criação de novos e mais departamentos onde se sentia uma forte influência militar. Isto porque o trabalho deveria ter um papel relevante na reabilitação e integração dos soldados feridos, nomeadamente através da reaprendizagem das atividades da vida diária e artesanais. Existia por isso a convicção de que a ocupação ajudava a retornar ao mundo da atividade normal e contribuía para que o paciente melhorasse simultaneamente das suas incapacidades. Surgia assim a ligação da ocupação ao modelo médico, embora com a preocupação de adequar cada atividade às necessidades individuais de cada pessoa em tratamento, valorizando a motivação e a autodeterminação. Nos anos oitenta, vários autores questionaram esta ligação ao modelo médico, embora reconhecendo ter sido importante para a credibilidade da Terapia Ocupacional. Sentindo o risco da perda de identidade profissional (muitas vezes havia similitude entre a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia), retomaram o conceito primordial que liga a ocupação à saúde. Defendem que a ocupação é fundamental para a saúde, bem-estar e confere sentido à vida.

De 1786 até 2000, a Terapia Ocupacional evoluiu passando por vários paradigmas, desde o Tratamento Moral, Paradigma da Ocupação, Paradigma Mecanicista e Paradigma Emergente ou Contemporâneo. Neste último paradigma, os terapeutas ocupacionais propõem-se intervir em qualquer situação em que ocorram alterações do desempenho ocupacional. Na sua intervenção, centrada no utente, os terapeutas ocupacionais utilizam as atividades significativas como meio ou como objetivo final, para restaurar o desempenho ocupacional alterado ou perdido.

No novo paradigma, os terapeutas ocupacionais propõem-se intervir em qualquer situação onde ocorra alteração do desempenho ocupacional. Na sua intervenção, centrada no cliente, os terapeutas ocupacionais utilizam as atividades significativas como meio ou como objetivo final, para restaurar o desempenho ocupacional alterado.

Em 1952 foi criada a Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais (www.wfot.org)Desta organização fazem parte associações de terapeutas ocupacionais de todo o mundo.

Brasil


Na história da utilização das ocupações como forma de tratamento no Brasil, é de extrema importância a referência da vinda da família Real portuguesa para o Brasil, que deu impulso a reestruturação psiquiátrica, principalmente depois da independência. Em 1852 no Rio de Janeiro se deu início o uso das ocupações como forma de tratamento com a fundação do Hospital D. Pedro II. Em 1898 iniciou-se o funcionamento do hospital Juqueri (atual hospital Franco da Rocha) onde era atendido doentes mentais de todo o Brasil. Franco da Rocha e Pacheco e Silva introduziram lá o tratamento pelo trabalho intitulado na época por "praxiterapia" (utilização terapêutica do trabalho, distribuindo-se tarefas de complexidade crescente; terapia ocupacional). Em 1931, Ulisses Pernambuco introduziu a ocupação terapêutica no nordeste do Brasil.

Os programas para incapacitados físicos surgiu no Brasil somente em 1940, decorrente do Movimento Internacional de Reabilitação. Órgãos como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), difundiram leis protecionistas aos deficientes físicos e propondo a implantação de programas específicos para a essa população.

Enquanto o movimento internacional de reabilitação se originou nos países que participaram da I e II guerra mundial no Brasil havia a preocupação com as doenças crônicas ex: Tuberculose, deficiência congênita, acidentes de trabalho, acidentes no transito e doentes ocupacionais. E foi nesse contexto que surgiu a Terapia Ocupacional no Brasil.

Em 1951 a ONU enviou para a América latina emissários responsáveis para achar um local para ser implementado um Centro de Reabilitação, ficando escolhido o hospital de Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Onde o local já usava a laborterapia dês da década de 40.
Fonte: http://www.hc.fm.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=485&Itemid=303

De 1956 a 1965 instituto de Reabilitação recebeu auxilio técnico internacional para preparar um técnico local para assumir o serviço, nessa comissão técnica internacional estava também Elizabeth Eagles, o após o termino do treinamento foi escolhida Maria Auxiliadora Cursino Ferrari.

No instituto a Terapia Ocupacional era responsável somente por membros superiores e pelo trinamento de AVD

Em 1959, iniciou-se a formação "técnico de alto padrão" em fisioterapia e terapia ocupacional com a duração de 2 anos. Em 1963 deu-se a aprovação do currículo mínimo de 3 anos.


O que significa o símbolo da Terapia Ocupacional?


A história da profissão se confunde com a da terapia física, inicialmente faziam -se vestibular para terapia e só no 2º ano de curso optava-se por física ou ocupacional. Daí a justificativa das profissões compartilharem o mesmo conselho de classe - COFFITO/CREFITO (Conselho Federal/Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Ambas as profissões foram criadas num único decreto no dia 13 de outubro de 1969, o que determina ser neste dia comemorado o dia do profissional no Brasil.

O símbolo da Terapia Ocupacional foi idealizado a partir de estudos e informações extraídas da mitologia grega pelos terapeutas ocupacionais André Luís Bentin Lacerda e Patrícia Moreira Bastos.

No significado da composição do símbolo entram os elementos FOGO que está ligado à natureza e representa a fonte de energia necessária a qualquer grande obra, amor profundo pelo próximo e o entusiasmo por tudo que é nobre e generoso.

O segundo elemento é a SHEKINAH/SERPENTE que denota um objeto de convergência e de centralização de intenções, conhecimentos, comunhão, buscando-se sabedoria, harmonia e desenvolvimento universal. Transcende o universo do saber, permitindo seu acesso de forma factível. A presença da serpente direciona todo esse conhecimento para a saúde e o bem-estar humano.

O terceiro elemento é o CÍRCULO e representa a livre criação, o infinito e o universo, que se relaciona a algo que não tem nem início nem fim. No caso da atividade humana, resulta de um ponto central - o homem - que o pode traçar utilizando apenas um instrumento cujas dimensões significam o limite de seus conhecimentos, de sua iniciativa e liberdade.

Por fim, o DELTA ou TRIÂNGULO, representa a tríade da terapêutica ocupacional: terapeuta - cliente - atividade, ou seja, as relações entre terapeuta e cliente, entre cliente e atividade e terapeuta e atividade (enquanto recurso terapêutico). É um elemento utilizado para simbolizar o indivíduo/ser humano.






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