Mercado de Trabalho

Número de profissionais em atividade no Brasil

> Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES





De acordo com os dados do CNES, podemos notar que em março de 2016 são 8.333 Terapeutas Ocupacionais (TO) em atividade no Brasil, sendo que desse total 5% corresponde a região Norte,  22% ao Nordeste, 54% ao Sudeste, 13% ao Sul e 6% ao Centro-Oeste.

OBS.: Logo, observamos no Brasil 0,02 pessoas por profissional de TO.

Dentro da região Nordeste, que tem o total de 1.854 profissionais de TO em atividade, o estado da Bahia corresponde a 16,9%. 

Segundo essa base de dados, de 417 apenas 61 municípios na Bahia apresentam 314 profissionais em atividade, dos quais 3 expressam maior quantidade de profissionais: Salvador - 172; Camaçari - 18; Feira de Santana - 15.


> Dados do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região - Crefito 7


Os dados de profissionais de TO em atividade na região da Bahia foram possíveis ser encontrado após nosso grupo de pesquisa solicitar por e-mail diretamente ao Crefito 7.

A partir das informações enviadas, analisamos os números e foi possível analisar que:

O estado da Bahia, atualmente, possui 490 profissionais de To em atividade.  Dentre os 417 municípios que o estado possui apenas 52 municípios apresentam 490 profissionais de TO em atividade, dos quais 3 expressam maior quantidade: Salvador - 346; Lauro de Freitas - 21; Feira de Santana - 16.


Tabela criada pelo nosso grupo, a partir dos dados do Crefito 7.
Dados disponibilizados pelo Crefito7, diretamente da página.


OBS.: Foi solicitado ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) os dados referente ao número de profissionais de TO em atividade no Brasil, mas essa entidade representativa não retornou aos nossos e-mails.



Quantidade de Terapeutas Ocupacionais por tipo de estabelecimento /Bahia




De acordo com o gráfico acima, feito a partir dos dados do CNES, podemos perceber que existem mais profissionais de TO nas Clínicas especializadas/Ambulatório especializado 31%, em seguida vem o Centro de Atenção Psicossocial com 22% e o Hospital geral com 17%.

Média Salarial


1 - Do Referencial

1.1 - Este REFERENCIAL NACIONAL DE HONORÁRIOS de TERAPIA OCUPACIONAL é o instrumento básico para remuneração do trabalho do TERAPEUTA OCUPACIONAL no Sistema de Saúde Brasileiro, assegurando sua aplicação nos diversos tipos de Serviços de Terapia Ocupacional.

1.4 - Este referencial contempla 09 Grupos que compõem os Procedimentos de Terapia Ocupacional, registrados no 2º Cartório de Títulos e Documentos do Recife/PE e publicado no Diário Oficial da União nº 141, Ano CXLIV, Seção 3, páginas 91 e 92, em 24 de julho de 2007, homologados durante a Assembléia Geral da ABRATO e referendo em Plenária Final do X Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, realizado em Goiânia/GO.

1.5 - Os valores do referencial de remuneração dos atos terapêuticos ocupacionais estão expressos em Coeficiente de Honorários de Terapia Ocupacional (CHTO) cujo valor mínimo é de R$ 0,30.

2 - Das Comissões Nacionais e Regionais

2.1 - A negociação para aplicação deste referencial junto ao Sistema de Saúde Suplementar será realizada pela Comissão Nacional de Honorários de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do COFFITO.

2.2 - Serão constituídas Comissões Regionais de Honorários de Terapia Ocupacional sob a coordenação do representante regional na Comissão Nacional.

2.3 - Poderão ser criadas Comissões Sub-Regionais constituídas por um ou mais municípios, sob orientação das Comissões Regionais.

2.4 - Cabe à Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais e à Comissão Nacional de Honorários de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do COFFITO definir alterações neste Referencial sempre que julgar pertinente a correção, atualização ou modificação do conteúdo do mesmo além do estudo e adequação do RNHTO aos moldes do Sistema de Saúde Brasileiro, nos limites de suas respectivas competências institucionais. 



Média Salarial na Bahia 

De acordo com a Assembleia Geral do dia 05/03/2015, elaborada pelo SINFITO-BA, através de uma pauta de negociação, observa-se na cláusula terceira, que se refere ao piso salarial dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais: “CLÁUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL Fica assegurado o piso salarial mínimo para os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, no valor de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais), com vigência a partir de 01.05.2015”.

A prefeitura municipal de Itabuna, abriu vagas para Terapeutas Ocupacionais , e outros cargos de nível médio e superior através do concurso publico nº 001/2016 , que consta no edital o salário inicial para os terapeutas aprovados:







Sites pesquisados:





Nenhum comentário:

Postar um comentário